
Decisão suspendeu decreto de urgência de Cristina Kirchner.
Oposição argumentava que só Congresso poderia demitir Redrado.
A juíza María José Sarmiento suspendeu nesta sexta-feira (8) o decreto que exonerou o presidente do Banco Central da Argentina, Martín Redrado, de acordo com o centro de informações judiciais do país.
O funcionário tinha sido demitido por um decreto de urgência assinado pela presidente Cristina Kirchner e seu gabinete (todos os ministros) nesta quinta-feira (7), pois se recusava a usar US$ 6 bilhões em reservas em moeda estrangeira para pagar dívidas soberanas da Argentina em 2010.
Segundo a imprensa local, Redrado voltou imediatamente à sede do BC depois da decisão da juíza. Na manhã desta sexta, ao sair de casa, Redrado havia dito que "as reservas são de todos os argentinos e se quiserem dar a elas algum destino alternativo, o tema deve passar pelo Congresso", segundo o jornal "La Nación".
A presidência do BC era ocupada desde a demissão de Redrado pelo vice-presidente do BC, Miguel Ángel Pesce.
O Banco Central argentino é independente e o seu presidente só poderia ser exonerado pelo Congresso, que está em recesso.
Para a oposição, Kirchner deveria ter convocado uma sessão extraordinária do Congresso. A presidente argumentou que Redrado foi demitido por "má conduta", mas, segundo juristas argentinos, mesmo nesse caso o decreto presidencial teria que ter anuência prévia de uma
comissão de senadores.
Opinião de Raphael Ferreira
A presidente Cristina Kirchner é muito linda,Muito amiga do nosso Presindente mais é muito desvirtuada,Ela gosta da chamada safadeza!Acho que aprendeu com a politica Brasileira.Caros "hermanos" vamos votar melhor nas eleições!Por que isso é vergolhoso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário