RD_Notícias

RD_Notícias
Para o amor só roma pode esconder.

Um Blog jornal

domingo, 10 de janeiro de 2010

Juíza restitui presidente do BC ao cargo na Argentina


Decisão suspendeu decreto de urgência de Cristina Kirchner.
Oposição argumentava que só Congresso poderia demitir Redrado.

A juíza María José Sarmiento suspendeu nesta sexta-feira (8) o decreto que exonerou o presidente do Banco Central da Argentina, Martín Redrado, de acordo com o centro de informações judiciais do país.

O funcionário tinha sido demitido por um decreto de urgência assinado pela presidente Cristina Kirchner e seu gabinete (todos os ministros) nesta quinta-feira (7), pois se recusava a usar US$ 6 bilhões em reservas em moeda estrangeira para pagar dívidas soberanas da Argentina em 2010.

Segundo a imprensa local, Redrado voltou imediatamente à sede do BC depois da decisão da juíza. Na manhã desta sexta, ao sair de casa, Redrado havia dito que "as reservas são de todos os argentinos e se quiserem dar a elas algum destino alternativo, o tema deve passar pelo Congresso", segundo o jornal "La Nación".

A presidência do BC era ocupada desde a demissão de Redrado pelo vice-presidente do BC, Miguel Ángel Pesce.

O Banco Central argentino é independente e o seu presidente só poderia ser exonerado pelo Congresso, que está em recesso.

Para a oposição, Kirchner deveria ter convocado uma sessão extraordinária do Congresso. A presidente argumentou que Redrado foi demitido por "má conduta", mas, segundo juristas argentinos, mesmo nesse caso o decreto presidencial teria que ter anuência prévia de uma

comissão de senadores.


Opinião de Raphael Ferreira

A presidente Cristina Kirchner é muito linda,Muito amiga do nosso Presindente mais é muito desvirtuada,Ela gosta da chamada safadeza!Acho que aprendeu com a politica Brasileira.Caros "hermanos" vamos votar melhor nas eleições!Por que isso é vergolhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário